Resumo: O líquen plano é um distúrbio mucocutâneo de origem autoimune, que afeta com freqüência a mucosa bucal. É relativamente comum em adultos de meia-idade com prevalência feminina na proporção 3:2. Fatores emocionais do paciente podem ser elementos desencadeantes do processo.
Duas formas da doença são mais conhecidas: reticular e erosiva.
A reticular, localizada preferentemente na parte posterior da mucosa jugal, além de dorso e lateral da língua, gengivas e palatos. São representadas por manchas brancas, em rede, arboriformes ou em folha, caracterizadas pelas estrias de Wickhan.
A forma Erosiva apresenta mucosa eritematosa, erosões e formação de pseudomembrana associada com a forma reticular queratótica. Apresenta sintomatologia dolorosa , formando lesões semelhantes a gengivite descamativa.
Este trabalho apresenta um caso clínico de um paciente que apresentava as duas formas da doença na cavidade bucal.
Paciente E. S., 55 anos, sexo feminino, leucoderma, procurou atendimento em clinica particular, devido a sintomas de dor e ardência da gengiva. Na anamnese, nenhuma doença sistêmica foi identificada, porém havia um forte componente emocional atuando. No exame clinico constatou-se a presença de manchas esbranquiçadas na mucosa jugal, assintomáticas e áreas de ulceração na gengiva inserida de ambos os maxilares, com sintomatologia dolorosa. Diagnosticou-se clinicamente como Líquen Plano Erosivo e Reticular. Realizou-se biópsia incisional das lesões erosivas e encaminhamento para análise histopatológico, que confirmou o diagnóstico clínico.
A paciente foi encaminhada para médico dermatologista para tratamento e acompanhamento do caso. Atualmente as lesões estão sob controle, porém com recidivas constantes.
|