ANAIS CIOPAR - Vol. 1 - 2011 - ISSN: 2237-9231


Título: RECUPERAÇÃO DE ESTABILIDADE OCLUSAL E TERAPÊUTICA PARA DTM ATRAVÉS DE DISPOSITIVO INTEROCLUSAL REPOSICIONADOR: RELATO DE CASO E DA CONDUTA CLÍNICA.
Tipo: Painel
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIAL
Autores: ANDERSEN IEGER CELINSKI; DANIEL BONOTTO; AGUINALDO COELHO DE FARIAS; PRISCILLA BRENNER HILGENBERG; PAULO AFONSO CUNALI

Resumo:

Introdução: Os dispositivos interoclusais são uma terapia com resultados consistentes tanto na melhora funcional em pacientes com Disfunção Têmporomandibular (DTM), como no controle da sintomatologia dolorosa. O objetivo deste trabalho é apresentar um caso clínico de recuperação de estabilidade oclusal com remissão da sintomatologia dolorosa com dispositivo interoclusal reposicionador, em uma paciente de 65 anos, leucoderma, encaminhada à Clínica de Dor Orofacial e DTM da Universidade Federal do Paraná. A paciente queixava-se de dor intensa na região da musculatura supra-hioídea, com dor à palpação de apófise cervical. Na anamnese, a paciente relatou dor na região de Articulação Temporomandibular que se irradiava para a região direita do pescoço. No exame clínico foram constatados pontos gatilho em região de músculo esternocleidomastoideo direito, com dor referida para a região direita da face, reproduzindo sintomatologia dolorosa relatada pela paciente. Com o diagnóstico de DTM muscular do tipo dor miofascial, foi programado a confecção de um dispositivo interoclusal reposicionador. Optou-se pela colocação de dentes de estoque na região anterior por razões estéticas. Após quatro meses de tratamento com o dispositivo (regime de uso 24hs) a paciente permanece sem dor e com melhora funcional significativa, sendo encaminhada para realizar procedimentos de reabilitação oral protética.



[ Voltar ]