Resumo: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-saúde), vinculado aos Ministérios da Saúde e da Educação, apóia técnica e financeiramente os cursos de graduação que se propuseram a realizar mudanças na formação do aluno. Por ser um projeto recente, há necessidade de estudos que possam compreender a realidade vivenciada no referido Projeto. Os sujeitos de pesquisa foram acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tendo como critério de seleção daqueles que participaram dos dois Projetos Pet-saúde da UEL nos anos de 2010 e 2011. Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 0040.0.083.000-11), foram realizadas e gravadas entrevistas semi-estruturadas com 08 graduandos que concordaram em participar do estudo. A análise e interpretação dos dados mostraram que, pela visão do graduando, o projeto influencia a sua formação profissional, uma vez que amplia os conhecimentos em relação à saúde pública e o aproxima da realidade vivenciada pelo paciente por ele atendido. Além de capacitá-lo ao atendimento na atenção básica, o projeto proporciona um aprofundamento do aprendizado na área de pesquisa, possibilitando que o mesmo participe desde a coleta de dados até a formulação de trabalhos científicos. Contudo, os alunos mencionaram que há pouca integração multiprofissional entre os participantes, em função dos profissionais e alunos das diferentes áreas da saúde possuírem atribuições diversas em horários pouco compatíveis. Concluiu-se que o Projeto Pet-saúde da UEL tem contribuído com a integração ensino-serviço-comunidade e favorecido a formação profissional em consonância com a realidade e com as necessidades da população. |