Resumo: Ao optarmos pela realização de um tratamento estético devemos atentar para as necessidades do paciente sem impor-lhe padrões, pois isto é algo pessoal, assim, a escolha pertence a ele.
Dentre as resoluções estéticas, o fechamento de diastemas é considerado um tratamento conservador bastante efetivo. Uma vez decidida sua realização quatro componentes básicos devem ser observados: avaliação dos dentes, da arcada e oclusão; determinação das condições periodontais; análise das estruturas físicas e faciais do paciente e etiologia.
Analisados estes componentes, comprovando-se nenhum impedimento, pode-se realizar o tratamento. A etiologia determinará a escolha da técnica a ser utilizada, quando necessário deverá ser eliminada antes da realização do tratamento. Uma possibilidade é a ortodontia. Outra, a confecção de facetas cerâmicas; facetas ou restaurações proximais com resinas compostas diretas também são excelentes opções. Em alguns casos necessita-se da interação de duas ou mais especialidades.
Quando se opta pelo tratamento restaurador, as restaurações proximais e facetas diretas em resina composta devem ser a primeira escolha por serem passíveis de reversão, pois não requerem desgastes nem preparo dental. A chave para recontornos cosméticos provavelmente esteja no uso de “ilusões”, onde se cria forma e contorno de um ou grupo de dentes.
Este estudo tem como propósito mostrar a possibilidade de obtenção de estética com o fechamento de diastema mediante restaurações diretas em resina composta.
Um tratamento estético de forma adequada com todas estas relações em harmonia permitirá que o paciente manifeste alegria e bem estar, que podem ser percebidos no sorriso, seu olhar e principalmente nas suas relações sociais.
|