Resumo: O tratamento para correção da maloclusão Classe III em idade precoce é um dos maiores desafios na ortodontia. Por muitos casos apresentarem a necessidade cirúrgica, grande cooperação de pacientes, associada a baixa incidência na população caucasiana (5%), existe pouca importância na correção precoce da Classe III .
Para tratar a maloclusão Classe III, a camuflagem envolve a lábio-versão dos incisivos superiores e/ou linguo-versão dos incisivos inferiores, mas não corrigindo a discrepância esquelética e facial.
Paciente G.M.S.S, sexo masculino, 12 anos, queixa de dentes tortos. Ao exame clínico, padrão dolicofacial, terços proporcionais, perfil côncavo. Maloclusão Classe III dentária, subdivisão esquerda, mordida cruzada anterior e mordida cruzada posterior lado esquerdo, desvio de linha mediana inferior de 7,0 mm para direita e desvio da linha mediana superior de 2,0 mm para direita, incisivos superiores em linguoversão e inferiores verticalizados. Classe III (ANB = -1), padrão de crescimento normal (FMA 25).
O tratamento foi realizado com ortodontia fixa (Edgewise 0,022” x 0,028”), orientação do uso de palito por 5 minutos por 4 vezes/dia para ajudar a descruzar a mordida. Arco superior 016” e 018” aço com alças de retração na distal dos dentes 12 e 22. Arco 018” com alças teardrops nas mesiais dos dentes 14 e 24 ambos com o objetivo de projetar os incisivos, corrigindo a mordida cruzada anterior.
O tratamento precoce da maloclusão classe III é fundamental para o sucesso do caso, sendo a camuflagem uma alternativa, sem a necessidade de cirurgias. Obtendo estética facial e dentária, além de função satisfatória.
|