Resumo: Itiberê da Cunha C*[a], Trannin P[b], Tschoeke F[c] , Kriger L[d]
[a,b,c]Odontologia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná.
[d]Orientador, Mestre e Professor Titular de Saúde Coletiva da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná
A informação e educação sobre saúde bucal e consequências sistêmicas, drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis, alimentação saudável, entre outras para o auto cuidado da saúde, tem se revelado a melhor forma de combater a maior parte das doenças de fácil prevenção e a marginalidade nos jovens em idade escolar. Para otimizar a ação nos propomos a desenvolver palestras, oficinas, vídeos informativos, com duração máxima de 4 minutos, com metodologia própria de interatividade buscando a multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre os jovens e o seu meio familiar e social.
Este painel objetiva multiplicar esse tipo de Estratégia de Promoção em Saúde Coletiva através da Ação Comunitária de Orientação e Educação em Saúde.
A metodologia aplicada baseia-se em colher informações das principais necessidades do público a que se pretende atingir e na busca em sites na internet e de conteúdo para leitura complementar na capacitação do aluno palestrante, imagens e vídeos informativos: entrevistas, reportagens, matérias jornalísticas, etc. para a elaboração de programas educativos, exemplo: Palestras.
Concluímos que é necessário multiplicar esse tipo de Estratégia de Promoção em Saúde Coletiva mostrando que é possível construir um mundo melhor através de Ação Comunitária de Orientação e Educação em Saúde tendo em vista os resultados satisfatórios obtidos através de nossa ação comunitária, qual superou as expectativas, segundo depoimentos de jovens e das escolas beneficiadas. |