Resumo: Dentre as patologias da articulação temporomandibular (ATM) que acometem a população podemos destacar a anquilose da ATM. É uma importante alteração , acarretando em limitação de abertura bucal, disfagia, deformidade dentofacial e alteração de crescimento em pacientes jovens. Entre os fatores etiológicos podem ser citados o trauma, infecções, doenças sistêmicas e tumores. A intervenção cirúrgica precoce é indicada, a fim de prevenir o surgimento de assimetria facial1. Este estudo pretende descrever o tratamento cirúrgico para anquilose usando artroplastia com gap e material interposicional (gordura), lembrando que é uma patologia que exige alta especificidade no tratamento, desafiando o cirurgião na técnica a ser empregada, considerando os efeitos do tempo e crescimento sobre o resultado.
A artroplastia em gap é uma técnica que se baseia na ressecção total do osso anquilosado. O uso de material interposicional consiste em colocar materiais autógenos ou aloplásticos na região onde foi removida a anquilose para evitar espaço morto e prevenir uma recorrência da patologia. Os enxertos autógenos têm como vantagem a biocompatibilidade e adaptabilidade funcional, mas em contrapartida necessitam de umregião doadora, podendo apresentar morbidade do local e possível reabsorção do enxerto, o que não acontece com os enxertos aloplásticos, embora estes possam gerar reações de corpo estranho2. Neste caso clínico foi utilizado o preenchimento do gap com gordura retirada do abdômen.
Artroplastia com gap e o uso de gordura tem sido considerado uma técnica com baixa recidiva, visto que a gordura impede nova formação óssea, evitando reanquilose condilar. |