Resumo: Uma nova geração de materiais restauradores foi desenvolvida, a resina composta (Filtek P90 3M), com baixa contração de polimerização, contraindo <1%, baseada em uma nova equação química de anel aberto, específica para restaurações diretas em dentes posteriores Classe I e II.
Essa resina composta tem como diferencial a matriz contendo Silorano. A técnica operatória torna-se prática, com a inserção de incrementos horizontais (até 2,5 mm), manipulada sob luz operatória por até 9 minutos, ao contrário das convencionais que são à base de metacrilatos, com incrementos oblíquos (até 2,0 mm), sendo manipulada por até 1 minuto.
Caso clínico
Após o diagnóstico de cárie oclusal no dente 18, foi realizado isolamento absoluto, remoção do tecido cariado e preparo da cavidade. Condicionamento apenas do esmalte com ácido fosfórico a 35% por 30 segundos. Aplicação do primer autocondicionante (P90 Self-Etch primer 3M ESPE), esfregado em dentina com microbrush por 15 segundos, jato de ar, aplicação do adesivo (P90 Bond 3M ESPE), em toda cavidade e fotopolimerização. Aplicação de 2 mm de incremento da resina cor A2 (P90 3M ESPE) de forma horizontal, fotopolimerização por 20 segundos, segunda aplicação de incremento, já realizando a anatomia, fotopolimerização final por 40 segundos e acabamento com borrachas de resina e polimento na mesma sessão.
Conclusão
A resina composta Filtek P90 apresenta melhor adaptação das restaurações diretas, boa manipulação, rapidez e praticidade, quando comparada com a resina composta à base de metacrilato, em função da baixa contração e tensão de polimerização.
|