Resumo: A Proposta desse trabalho é relatar a experiência do Laboratório Regional de Prótese Dental (LRPD), programa do Ministério da Saúde Brasil Sorridente, desde a implantação até a presente data no Município de Ubiratã-PR e o impacto por ele causado na comunidade, em especial acima de 60 anos.
Ubiratã está situada na região Centro-Oeste do Paraná, com 21.214 habitantes. O Município teve o LRPD implantado em julho de 2010 passando a oferecer á comunidade, através do SUS, a reabilitação bucal através da confecção de Próteses totais e Parciais removíveis.
A notícia da Implantação do LRPD fez com que muitos pacientes procurassem a Unidade Básica de Saúde, para confecção de próteses, em especial a terceira idade, com o aumento dessa demanda foi necessário repensar a forma de atendimento e atenção a essa faixa etária. Criou-se então o Protocolo de Prótese, que assegura o atendimento desses pacientes nas Unidades Básicas de Saúde que possuem Equipe Odontológica. Na atenção básica são realizados procedimentos necessários prévios a confecção das próteses (exodontia, restaurações, raspagens, cirurgia pré-prótética, biópsias) posteriormente mediante o LRPD o paciente é reabilitado através da confecção de Próteses.
Desde a de implantação do programa foram confeccionadas 211 próteses e 165 pacientes foram reabilitados, conquistando a dignidade de poder se alimentar e sorrir sem constrangimento. O impacto nessa comunidade pode ser observado no cotidiano da Clinica odontológica pelos profissionais que ali atuam. Foi observada a melhora da auto-estima, do relacionamento pessoal, mas principalmente da recuperação das funções do Sistema Estomatognático perdidas na ausência dos dentes.
|