ANAIS CIOPAR - Vol. 1 - 2011 - ISSN: 2237-9231


Título: O DENTISTA IDEAL NA PERCEPÇÃO DO DENTISTA
Tipo: Painel
Área: OUTRA
Autores: CAROLINA ARDENGHI FAVRETTO; FAVRETTO CA; SOUZA FA; SANTI DG; BOTTAN ER

Resumo:

O objetivo da investigação foi analisar como cirurgiões-dentistas (CD´s) caracterizam um dentista ideal. A população-alvo foram CD´s de seis cidades de Santa Catarina e duas do Rio Grande do Sul, definidas por conveniência. A coleta de dados foi através de entrevista estruturada tendo como estímulo indutor a pergunta: “No seu entender, quais são as características de um dentista ideal?” Através de e-mail foi encaminhado um ofício a todos os sujeitos integrantes da população-alvo, explicitando os objetivos e os procedimentos da pesquisa e convidando-os a participarem. Juntamente com o ofício estava o instrumento de coleta de dados. Foram adotados os procedimentos da análise de conteúdo, tendo sido criadas três categorias: Relacionamento Profissional-Paciente, Competência Profissional e Estrutura do Consultório. O projeto foi aprovado pela Comissão de Ética sob nº 88/10/CEP/UNIVALI. Participaram da pesquisa 111 profissionais, sendo 61,3% de mulheres e a faixa etária predominante (54,1%) foi de 22 a 36 anos. A frequência das categorias foi similar entre as cidades. A categoria relacionamento profissional-paciente obteve a maior frequência (46,4%), tendo sido mais evidenciada pelos sujeitos de 37 ou mais anos, para ambos os gêneros. Entre os sujeitos de faixa etária mais jovem (22 a 36 anos) houve uma maior valorização dos aspectos referentes à Competência Profissional. A categoria estrutura do consultório obteve a menor frequência (8,6%). Concluiu-se que a concepção de dentista ideal construída pelos dentistas pesquisados está vinculada a um atendimento humanizado aliado a uma qualificada formação profissional. Palavras-chaves: Condutas na prática dos dentistas; Relações dentista-paciente; Recursos humanos em Odontologia.



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