ANAIS CIOPAR - Vol. 1 - 2011 - ISSN: 2237-9231


Título: SEQUENCIAMENTO DO GENE DA GLICOSILTRANSFERASE DE STREPTOCOCCUS MUTANS, NA CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DA TRANSMISSIBILIDADE EM FAMÍLIAS.
Tipo: Painel
Área: OUTRA
Autores: DICLER DE SANT ANNA VITOR BARBIERI; MÔNICA MOREIRA; MARILIA MOREIRA DIAS; DEBORA DO ROCIO KLISIOWICZ; VANIA APARECIDA VICENTE

Resumo:

A cárie é uma doença infecciosa, determinada por diversos fatores endógenos e exógenos ao indivíduo. O principal agente etiológico relacionado à doença é o Streptococcus mutans e por isso vem sendo extensivamente pesquisado. Diversos autores têm demonstrado que a transmissibilidade deste microrganismo pode ocorrer entre indivíduos, mais freqüentemente dentro da própria família, sendo possivelmente a mãe o agente primário de contaminação. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a transmissibilidade desta bactéria em famílias, residentes em Curitiba e atendidas pelo SUS, através de sequenciamento parcial do gene gtfB. As colônias de S. mutans foram isoladas a partir de amostras salivares cultivadas em Ágar Mitis Salivarius acrescido de bacitracina e sacarose. Os isolados foram caracterizados bioquimicamente usando métodos microbiológicos clássicos. O DNA genômico dos isolados foi extraído pelo método do CTAB, associado a sonicação e outros diferentes compostos químicos no tampão; e amplificado pela técnica de PCR, usando primers específicos para o gene gtfB, obtendo-se um fragmento de DNA de aproximadamente 500 pares de bases. O sequenciamento desta região foi realizado e revelou a similaridade genética entre os isolados intrafamiliares. Através de marcadores moleculares a rota da infecção pelo microrganismo se esclarece, e medidas preventivas podem ser adotadas para redução do contagio e do desenvolvimento da lesão cariosa. (CEP/SD: 098 SI 061-04-08)



[ Voltar ]