Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) buscam à aproximação do profissional da saúde com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e é usada como estratégia para o aperfeiçoamento do SUS. As mudanças buscam formar um profissional mais crítico, capaz de aprender a aprender, trabalhar em equipe levando em conta a realidade social. Para auxiliar nesse processo, cinco cursos da área da saúde da UEL aceitaram a proposta do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), cujo objetivo é promover a integração ensino-serviço além de estimular pesquisa e produção científica. Este trabalho é o resultado de uma avaliação formativa feita no final do primeiro ano do Pet-saúde 2010-2011. Foi aplicado um questionário semi-estruturado elaborado para identificar pontos positivos, diagnosticar fragilidades e formas de superá-los. O objetivo deste trabalho é relatar a opinião de 300 estudantes sobre a importância do projeto na formação profissional. Houve um retorno de 261 questionários devidamente preenchidos. Como pontos positivos, 75% dos estudantes confirmaram a aproximação com o serviço e com a realidade da população; 80% relataram ser uma nova forma de experiência de aprendizado, 60% citaram a experiência prática e 66% ampliaram seu conhecimento sobre o SUS. Em relação as fragilidades, 67% dos estudantes citaram a falta de compatibilidade de horários e 50% relataram falta de integração com os estudantes dos diferentes cursos, principalmente pela dificuldade de agendas para os encontros multiprofissionais. Há a necessidade de superar as fragilidades encontradas para o bom desenvolvimento do projeto.
Número do parecer de Ética 149/2011 CAAE 0143.0.268.000-11. |