Resumo: A Odontologia Preventiva é um modelo de prática odontológica centrada na promoção de saúde bucal, a qual baseia-se na aplicação de medidas de prevenção e enfatiza ações de educação em saúde. Nesse sentido, o propósito desse trabalho foi avaliar, mediante relato de experiência, as medidas educativas voltadas para crianças em idade pré-escolar e para seus pais e/ou responsáveis, realizadas em uma Unidade Básica de Saúde no Municipio de Rolândia – PR. Observou-se que os pais apresentaram conhecimentos precários com relação à saúde bucal de seus filhos e que esta condição está diretamente relacionada ao nível educativo dos mesmos. Verificou-se também que os programas educativo-preventivos devem promover a inclusão do núcleo familiar no contexto da saúde bucal da criança, implementando as práticas educativas para as gestantes. Houve uma mudança sistemática no comportamento da maioria das mães e a aquisição de hábitos saudáveis quanto aos cuidados em saúde bucal do bebê, bem como uma maior adesão ao Programa Educativo-Preventivo Odontológico. As metodologias educativas utilizadas foram as palestras e as reuniões (grupos focais) e ambas desempenharam positivamente seu papel educativo, entretanto, as discussões em grupos possibilitaram uma participação mais interativa dos pais. Além disso, concluiu-se que os programas educativo-preventivos devem ser adequados às reais necessidades da população-alvo.
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