Resumo: O Projeto “Acolhida” fundamentado na Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, sob a diretriz do Acolhimento, iniciou suas atividades no ano de 2011, na Clínica Odontológica da UEM, visando melhorar o fluxo de atendimento, o qual corresponde a aproximadamente 180 pessoas diariamente, provenientes de Maringá e região. Este projeto objetiva desenvolver o processo de inclusão dos usuários da Clínica Odontológica da UEM através do acolhimento e os desafios que se estabelecem a partir da mudança do modelo tradicional de acesso. O trabalho é desenvolvido através de palestras semanais ministradas aos usuários que adentrarão no serviço, visitas guiadas em todos os setores e aplicação de um questionário de perfil sócio-demográfico. Nas palestras realizam-se esclarecimentos sobre o funcionamento da clínica, os direitos e deveres dos atores envolvidos, as documentações, o prontuário integrado, o fluxograma de atendimento, uso da caixa de sugestões, e demais dúvidas existentes. No decorrer do tratamento é realizado ainda, um acompanhamento através da escuta qualificada àqueles que faltam às consultas, buscando levantar os motivos e amenizar as problemáticas decorrentes. Ao final do tratamento, o usuário responde a um questionário de satisfação. Estas informações permitem o acompanhamento da evolução e resolutividade das situações levantadas. A partir destes dados detectou-se desafios como: repensar a organização do fluxograma interno e externo, estabelecimento de parcerias com as Secretarias de Saúde dos municípios e a intersetorialidade das políticas sociais. São desafios que direcionam o atendimento ao usuário com resolutividade e autonomia, numa visão de integralidade, um dos princípios do SUS. |