Resumo: Objetivo: Revisão crítica do conhecimento atual sobre a relação entre cárie dentária e diabetes melito tipo 1 (DM1).
Fonte dos dados: Pesquisa bibliográfica, nos últimos dez anos, através dos bancos de dados MEDLINE e LILACS, usando as palavras-chaves: “dental caries” e ''type 1 diabetes mellitus''.
Síntese dos dados: Dentre as alterações bucais do DM1, sua associação com cáries dentárias ainda é controversa, com a possível exceção de diabéticos com mau controle glicêmico. Alguns estudos mostram aumento da prevalência de cáries devido à maior concentração de glicose salivar, aumento da acidez do meio bucal, aumento da viscosidade e diminuição do fluxo salivar, hipocalcificação do esmalte, e distúrbios salivares e periodontais. Outros mostram redução do índice de cárie provavelmente em função de uma menor ingestão de sacarose.
Conclusão: Apesar da falta de consenso entre os diferentes estudos, portadores de DM1 descompensados e sem medidas de higienização adequadas podem apresentar um aumento na prevalência de cárie. Assim, é importante que os profissionais de saúde atualizem seus conhecimentos sobre essa associação no intuito de auxiliá-los na instituição de medidas preventivas e terapêuticas, individuais e precoces, para minimizar os agravos que a doença cárie pode causar nos diabéticos.
|