Resumo: Esta pesquisa faz parte do projeto “Coordenação da Formação, dos Saberes e das Políticas Públicas: Uma forma de trabalhar a retenção e a evasão na Universidade”, integrante do Programa de Apoio à Graduação (PAG1), e que tem como objetivo realizar um panorama sobre a retenção e a evasão nos cursos da saúde junto ao contexto da reforma curricular e as propostas de integralidade na formação em saúde.
Foi realizado levantamento de dados em 10 cursos da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a partir de tabelas fornecidas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). As tabelas continham informações como: disciplinas cursadas, conceitos e situação atual do acadêmico junto à universidade. Tomando como amostra alunos que ingressaram em 2005/1, houve uma análise do percentual de integralização do curso no tempo esperado, a taxa de evasão nesse universo e o índice de retenção referido a esse recorte.
De maneira complementar e como foco desta pesquisa, entre os cursos referidos foi escolhido o de Odontologia para o levantamento das disciplinas onde se concentrava a evasão e a retenção. Esse levantamento reforçou algumas hipóteses, no sentido de que esses dados podem estar relacionados com a entrada nas disciplinas clínicas e a perspectiva do aluno junto a essa etapa, levando em conta o fator financeiro para compra dos materiais. Novos estudos nessa direção podem auxiliar as políticas de apoio acadêmico e a seriação curricular nos cursos da saúde. |