Resumo: A anemia aplástica (AA) é uma doença caracterizada por falência medular resultando na diminuição da quantidade de eritrócitos, leucócitos e plaquetas. No entanto a AA pode ser corrigida através do Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH). Paciente de 16 anos, sexo feminino, em tratamento para anemia aplástica foi encaminhada para a disciplina de Estomatologia da UFPR com queixa de “aumento gengival causado pela utilização de medicamentos”. Durante o exame intraoral observou-se acúmulo de biofilme, cálculos dentários e nódulos na papila interdental de dentes anteriores superiores. A inserção da lesão era pediculada, consistente à palpação, coloração avermelhada com áreas esbranquiçadas, com aproximadamente 2 centímetros e sem sintomatologia dolorosa. Referia estar em tratamento com ciclosporina, 400 mg/dia e que seria submetida ao TCTH em 10 dias.
A hipótese diagnóstica estabelecida foi de processo proliferativo não neoplásico. Após averiguação de exames complementares foi realizada biópsia do tipo excisional, com remoção do tecido de granulação e cauterização local com bisturi elétrico. O resultado do exame anatomopatológico caracterizou a lesão como granuloma piogênico.
Vários fatores podem ter contribuído para o desenvolvimento da lesão tais como o medicamento imunossupressor (ciclosporina), alterações hormonais da puberdade, trauma por escovação, irritação induzida pelo biofilme e outros irritantes crônicos de baixa intensidade.
Pacientes que serão submetidos à terapia de TCTH devem estar livres de fatores retentivos de biofilme e lesões bucais, como a descrita neste relato de paciente com falência medular, para evitar complicações infecciosas no período de pós-TCTH, devido a terapia imunossupressora.
|