Resumo: ACD E THD – ASB E TSB: A MUDANÇA NÃO É SÓ UMA QUESTÃO DE SEMÂNTICA
Valério GL, Rotava CM, Kriger L, Bona CED.
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ – CFRHCMR CURITIBA
CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL
REVISÃO DE LITERATURA
INTRODUÇÃO
COM A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) EM 1988 FORAM IMPULSIONADOS OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PESSOAL AUXILIAR ODONTOLÓGICO PELAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE SAÚDE, CURSOS FORAM PROPOSTOS AO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, VISTO QUE HAVIA FALTA DE RECURSOS HUMANOS E NECESSIDADE DE REESTRUTURAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE, O PROGRAMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA INSERIDO NO SUS, VISA PROMOÇÃO DE SAÚDE PAUTADA EM QUALIDADE DE VIDA.
HOUVE EM 2008, A REGULAMENTAÇÃO DO PESSOAL AUXILIAR JUNTO AO MINISTÉRIO DO TRABALHO, PELA LEI 11.889 DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008, ONDE A NOMENCLATURA FOI REFORMULADA PARA AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL – ASB E TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL – TSB.
OBJETIVO
REFLETIR SOBRE A MUDANÇA DA NOMENCLATURA, QUE NÃO É APENAS UMA QUESTÃO DE SEMÂNTICA, MAS SIM UMA NOVA FILOSOFIA DE TRABALHO COM ENVOLVIMENTO INTEGRAL DO PESSOAL AUXILIAR EM ODONTOLOGIA.
CONCLUSÃO
A REVISÃO REALIZADA PERMITE DEPREENDER QUE A MUDANÇA OCORRIDA É ABRANGENTE E PROFUNDA, POIS, DE UMA AÇÃO EMINENTEMENTE CURATIVA TRANSITA DO AUMENTO DA COBERTURA PARA O EXERCÍCIO DE UM MODELO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE EM QUE A AÇÃO DO SERVIÇO ESTÁ VOLTADA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.
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