Resumo: Atenção precoce tem demonstrado contribuir para o declínio da prevalência da cárie dentária, além de influenciar no relacionamento infantil com o cirurgião-dentista e com a própria saúde bucal; entretanto, observa-se poucas abordagens preventivas para crianças de até 05 anos. Tendo em vista que quanto mais precocemente se estabeleçam barreiras preventivas contra a doença e que, durante a primeira infância, a criança é altamente receptiva, o início de um programa educativo de saúde bucal pode contribuir para a aquisição de bons hábitos. Vinte e duas crianças entre 01 e 02 anos foram estimuladas a cuidar da higiene bucal por meio de atividades recreativas de caráter lúdico. A abordagem ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Efigênia, em Curitiba, onde elas recebem cuidados durante 10 horas diárias, de segunda a sexta-feira. A ação foi planejada em pelas professoras responsáveis pelo grupo, com o auxílio de acadêmicos de Odontologia. Durante um mês, foram realizadas atividades com frequência de 04 vezes na semana: rodas de conversa, teatro de bonecos, momento de colorir desenhos relacionados à boca, exercício de escovação em fantoches e em macromodelos. Também ocorreu exercício de escovação, uma vez ao dia, sem dentifrício, sendo cada grupo de 03 crianças supervisionado por uma professora, complementando a escovação. As crianças eram estimuladas a desenvolver coordenação motora e a cuspir. As atividades foram bem aceitas e constataram essa faixa etária pode ser motivada em saúde bucal, iniciando um processo de aquisição de hábitos que contribuem para a redução de lesões cariosas. |