ANAIS CIOPAR - Vol. 2 - 2013 - ISSN: 2237-9231


Título: AVALIAÇÃO CLÍNICA NO CONTROLE DE PLACA E GENGIVITE COM ENXAGUATÓRIOS LIVRES DE ÁLCOOL A BASE DE ÓLEOS ESSENCIAIS E CLORETO DE CETILPIRIDÍNEO
Área: PERIODONTIA
Autores: ANDRE MATSUDA KIM (PUCPR); SÔNIA MARA LUCZYSZYN (PUCPR); VULA PAPALEXIOU (PUCPR); VINICIUS AUGUSTO TRAMONTINA (PUCPR); SUNG HYUN KIM (PUCPR)

Resumo:

O objetivo do estudo foi avaliar clinicamente o acúmulo de placa supragengival e o sangramento da papila interproximal através do controle mecânico da higienização da placa associado ou não aos enxaguatórios bucais. O estudo compreendeu de 14 adultos saudáveis. Todos os participantes receberam 3 tratamentos distintos de forma independente e com duração de 15 dias para cada um deles. Os tratamentos utilizados foram: o controle mecânico da placa pela escovação e uso do fio dental, e a utilização de 2 enxaguatórios bucais, um com óleos essenciais e outro com cloreto de cetilpiridineo, ambos livres de álcool. A sequência na utilização dos enxaguatórios foi aleatória e entre os tratamentos com os mesmos ocorreu um intervalo de 15 dias para o período de Wash-out. Para o início do experimento e no final de cada tratamento, todos os participantes foram avaliados pelos índices de placa e de sangramento papilar. Resultados mostraram diferentes médias nos índices de placa e de sangramento papilar entre os tratamentos. No índice de placa foram: (1,47) para a avaliação inicial, (1,17) para o tratamento 1, (0,97) para o tratamento 2 e (0,95) para o tratamento 3. Já no índice de sangramento papilar foram: (0,61) para a avaliação inicial, (0,29) para o tratamento 1, (0,08) para o tratamento 2 e (0,09) para o tratamento 3. Os enxaguatórios bucais livres de álcool Listerine Zero e Plax Soft Mint associados ao controle mecânico da placa apresentaram efetividade maior no controle de placa e gengivite do que o controle mecânico isoladamente.



[ Voltar ]