Resumo: Os procedimentos estéticos estão revolucionando as restaurações odontológicas, e isto tem contribuído para obtenção de resultados muito similares ao sorriso natural. Este caso objetiva demonstrar “várias” opções estéticas para restauração de um dente anterior com histórico de trauma, endodontia, escurecimento e resina composta antiga. Iniciando pela opção do tratamento mais conservador ao menos conservador.
Paciente S.K, com 26 anos apresentando escurecimento dentário do elemento 11, devido ao trauma seguido do tratamento endodôntico e restauração fraturada.
1: O material obturador em excesso foi removido da câmara pulpar 2 mm em direção ao conduto, pois contribuía para o escurecimento.
2: A técnica de clareamento utilizada foi a associação de 2 sessões do clareamento em consultório (Whiteness HP Maxx- FGM), mais a técnica do clareamento interno por uma semana (Whiteness Super Endo- FGM).
3: A restauração antiga em resina composta foi substituída, utlizando resina Opallis FGM: T-neutral- palatina, DA1- mamelos e halo opaco, T-neutral- área de opalescência, EA1- última camada.
4: A restauração extensa, exigia constante reparo, por isso optou-se pela colocação de um pino de fibra de vidro (White Post- FGM) no canal radicular e preparo para uma cerâmica livre de metal.
5: A coroa sistema LAVA foi confeccionada e cimentada com cimento dual (RelyX ARC -3M).
Apesar das técnicas menos invasivas, neste caso, não surtirem o efeito desejado, elas devem ser utilizadas inicialmente, pois funcionam na maioria dos casos e podem possibilitar ao paciente um planejamento econômico e conservador.
|