ANAIS CIOPAR - Vol. 2 - 2013 - ISSN: 2237-9231


Título: AVALIAÇÃO DA FORÇA MASTIGATÓRIA EM UMA PLACA DE RECONSTRUÇÃO MANDIBULAR ATRAVÉS DA ANÁLISE POR ELEMENTOS FINITOS
Área: CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILOFACIAIS
Autores: RICARDO SOMMERFELD (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ); LENY TOMIE ONUKI (UFPR); RICARDOSOMMERFELD (UFPR); DELSON JOÃO COSTA (UFPR)

Resumo:

A ressecção mandibular é um tratamento cirúrgico radical de alguns tumores benignos. A técnica baseia-se na remoção total da lesão com uma margem de segurança de 1 cm em toda a sua dimensão, podendo ser ela marginal ou parcial. A escolha baseia-se pela proximidade da extensão da lesão com a margem inferior da mandíbula. Na ressecção mandibular parcial, remove-se parcialmente a margem inferior da mandíbula, o que dificulta posteriormente a reobtenção da estética e funcionalidade do aparelho estomatognático, sendo a área reconstruída com uma placa de reconstrução óssea. O método de elementos finitos (MEF) é uma forma de análise matemática, que se fundamenta na divisão de uma estrutura em um número finito de pequenas áreas, chamado de elementos finitos. Em geral, o MEF possui a capacidade de modelar matematicamente estruturas, tornando-se possível a aplicação de forças em qualquer ponto e/ou direção. Dessa forma, conseguem-se dados sobre o deslocamento e o grau de tensão inicial, sendo possível, assim, representar situações in vivo, expressando condições compatíveis com o real. O trabalho visa analisar e simular as tensões geradas pelas forças mastigatórias sob os materiais de suporte, com o uso de elementos finitos, em simulação de uma mandíbula reconstruída com placa e parafusos de titânio após sua ressecção parcial. Os dados encontrados indicaram que a área de maior concentração de tensão foi a região de inserção da placa, ramo e corpo mandibular, e que os parafusos localizados na extremidade da ressecção, ramo e corpo mandibular, concentraram uma maior tensão em relação aos outros.



[ Voltar ]