ANAIS CIOPAR - Vol. 2 - 2013 - ISSN: 2237-9231


Título: HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CAPS II DE BLUMENAU
Área: ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA
Autores: SABRINA EHMKE (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU); TATIANA PINHO DE SOUZA ANTUNES (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU)

Resumo:

A humanização do atendimento a pessoas com desordens mentais deve ser prioridade em qualquer necessidade de tratamento, estratégia esta que deve ser constantemente aplicada, possibilitando resultados positivos tanto no acolhimento quanto na motivação para o autocuidado dessas pessoas. A humanização e o acolhimento, na sociedade moderna precisam ser consideradas em quaisquer situações que envolvam pessoas de diferentes condições socioeconômicas culturais e de saúde. As pessoas com desordens mentais em geral, se preocupam com suas necessidades básicas, sendo pouco motivadas para o autocuidado e necessitando de uma atenção integral. Esta, deve incluir muita atenção, descontração, alegria e bom relacionamento interpessoal (amorosidade). É necessário melhorar o acolhimento, que por vezes não é uma realidade nas equipes de saúde que eles buscam. Precisamos analisar estes conceitos, orientando as equipes de saúde que os acolhem, possibilitando melhora da autoestima, da qualidade de vida e ampliando o conhecimento dos acadêmicos extensionistas, que participam do programa Furbmóvel. Para os acadêmicos de odontologia estas atividades mostram uma nova visão da humanização do cuidado e atenção a pessoas neurologicamente comprometidas. A experiência vivenciada pelos acadêmicos durante o programa: Promoção de saúde aos usuários do Caps II, mostra que a cada atendimento, há um minucioso cuidado, oferecimento de um atendimento diferenciado, um ambiente acolhedor para estas pessoas, que com certeza faz uma grande diferença. A cada sorriso, uma satisfação de dever cumprido, a cada agradecimento, uma certeza: A humanização no atendimento é prioritário, importante e modificador de comportamentos!



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