ANAIS CIOPAR - Vol. 2 - 2013 - ISSN: 2237-9231


Título: PREVALÊNCIA DAS DESORDENS TEMPOROMANDIBULARES EM PACIENTES PORTADORES DE PRÓTESE TOTAL NO C.E.O JOAQUIM TÁVORA - SESA
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIAL
Autores: CLAUDIO JOSÉ CIARLINI (SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ (SESA)); ARTUR CRISTIANO MONTENEGRO GONÇALVES (SESA); EDMILSON CUNHA DE AGUIAR (SESA); DULCE MARIA DE LUCENA AGUIAR (SESA); MARIA NARDIÊ VIANA DE ARAÚJO (SESA)

Resumo:

A disfunção temporomandibular (DTM) tem merecido uma grande atenção sobre sua etiologia. Foram entrevistados, através de questionários, 72 pacientes que se apresentaram à clínica de prótese total para a realização de uma nova prótese mono ou bimaxilar, com idade entre 19 e 84 anos, com média de 56 anos. Foi investigada a prevalência de DTM entre os pacientes desdentados total e parcial, através de questionários. Os dados coletados revelam que 6,94% deles apresentaram sintomas severos. Sabe-se que é importante a avaliação antes da colocação da nova prótese total. O trabalho objetiva mostrar a importância da investigação da presença de DTM nos pacientes desdentados total, antes da confecção de uma nova prótese. Os resultados obtidos a partir de um índice anamnésico para a realização de uma possível classificação da severidade do grau de DTM são apresentados a seguir. Primeiramente, procuramos estabelecer o número de pacientes que foram avaliados: pacientes com prótese monomaxilar (20); pacientes com prótese bimaxilar (52); assim, o total é de 72 pacientes. A seguir, estabelecemos tabelas que mostram o grau de severidade de DTM, dentro de três classificações individuais, ou seja, o número total de pacientes portadores de prótese mono e dentro de bimaxilares. Concluímos que a melhor forma de avaliação é por meio de questionários, pois devemos observar o relato, a percepção dos sinais e/ou sintomas e as reações dos pacientes. Dessa forma, não correremos o risco de enquadrar o paciente como portador dessa disfunção, sem que o mesmo não apresente reações frente aos sintomas subjetivos.



[ Voltar ]