ANAIS CIOPAR - Vol. 2 - 2013 - ISSN: 2237-9231


Título: RESTABELECIMENTO DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO EM PACIENTE COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (CLASSE III DE ANGLE), COM USO DE RECURSOS PROTÉTICOS.
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIAL
Autores: VITOR HUGO VENTURELLI (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU(FURB)); RUAN CARLOS BEUTING (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU(FURB)); GEOVANA LEANDRO (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU(FURB)); TACIANA HAIDMANN (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU(FURB)); RICARDO HOCHHEIM NETO (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU(FURB))

Resumo:

O tratamento da disfunção temporomandibular(DTM) tem como finalidade reabilitar o paciente, garantindo uma função mastigatória satisfatória promovida pelo relaxamento dos músculos mastigatórios e da adequação da relação cêntrica. Restabelecimento do sistema estomatognático do paciente utilizando recursos protéticos fixos e removíveis após ajusta oclusal com finalidade de restaurar oclusão e guias anteriores. O primeiro passo do tratamento foi o relaxamento neuromuscular com a utilização do front platô pelo paciente, Jig de Lucia , registro intermaxilar e planejamento para ajuste oclusal após obtenção dos modelos de estudo, registro do arco facial e montagem dos modelos em ASA. Confecção de próteses provisórias afim de manter a neuromusculatura estabilizada e restabelecer a oclusão e guias do paciente com intuito de diagnóstico para confecção de próteses fixas metalo-cerâmicas e removível superiores definitivas. A DTM apresenta alterações clinicamente distintas que incluem distúrbio na musculatura mastigatória e nas articulações temporomandibulares(ATM) ou em ambos, afetando o sistema estomatognático como um todo por sinais e sintomas que limitam e incapacitam suas atividades fisiológicas. O restabelecimento do sistema estomatognático e a estabilidade oclusal trouxe grandes melhoras estéticas e fisiológicas para o paciente com regressão de sintomatologia dolorosa.



[ Voltar ]