ANAIS CIOPAR - Vol. 2 - 2013 - ISSN: 2237-9231


Título: RESTAURAÇÕES ATRAUMÁTICAS (ART) E SELANTES DE FÓSSULAS E FISSURAS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DE 3 A 12 ANOS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Área: ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA
Autores: SANDRA KATSUE GUIOTOKU (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA PR); NEUSELI DE MATTOS LEÃO (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA PR); LISABET NATSUE GUIOTOKU (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA PR); WALTER JOSÉ ENG (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA PR); BERNADETH REICHDAL (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA PR)

Resumo:

Introdução: No Brasil, segundo o último Levantamento Epidemiológico SB Brasil 2010, aos 5 anos de idade uma criança brasileira possui, em média, 2,43 dentes com experiência de cárie, com predomínio do componente cariado, responsável por mais de 80% do índice. Em Curitiba a média foi a maior de todas as capitais na região Sul (ceo-d=2,46). Objetivos: a equipe da Unidade de Saúde Rio Bonito objetivou a técnica da ART (tratamento restaurador atraumático) e dos selantes de fóssulas e fissuras como uma alternativa de intervenção mínima aliada à manutenção coletiva com oficinas de promoção de saúde bucal. O estudo relata o desempenho do ART e dos selantes no controle de cárie e manutenção da higidez dentária em crianças de 3 a 12 anos. Métodos: A população foi composta de usuários da UMS Rio Bonito, Curitiba Pr. A amostra foi de 82 crianças entre 3 a 12 anos. Os dentes observados foram 1ºs e 2ºs molares decíduos para as crianças de até 5 anos onde foram usadas ART, e 1ºs e 2ºs molares permanentes para as de 6 a 12 anos, onde foram usados selantes. Os casos foram observados durante 12 meses. Resultados: 64% dos 1ºs molares 78% dos 2ºs molares decíduos mantiveram se restaurados. Fraturas marginais ocorreram em 29% dos casos. Os dentes permanentes, 90% dos 1ºs molares 84% dos 2ºs molares permaneceram selados. Reparos ocorreram em 6% dos casos. Conclusão: a abordagem de intervenção mínima em odontologia com ART e selantes aliadas a Manutenção Coletiva é viável e em consonância com a Atenção Primária. Palavras chave: ART, Selantes, Promoção de Saúde Bucal.



[ Voltar ]