ANAIS CIOPAR - Vol. 2 - 2013 - ISSN: 2237-9231


Título: ANÁLISE PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS, MODELO TRIDIMENSIONAL, DAS TENSÕES NA ESTRUTURA DE MOLA DE ANCORAGEM MODIFICADA PROPOSTA NA TÉCNICA “STRAIGHT WIRE – SISTEMA VERSÁTIL”
Área: ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL
Autores: PAULO ROBERTO PAGANO (CESCAGE); PROF DR RODRIGO CECANHO (SÃO LEOPOLDO MANDIC - CAMPINAS); PROF DR JURANDIR A BARBOSA (SÃO LEOPOLDO MANDIC - CAMPINAS); CD CAMILA PAGANO (UEPG)

Resumo:

No tratamento ortodôntico a ancoragem deve ser considerada no diagnóstico, prognóstico, planejamento e execução da mecânica ortodôntica. A mola de ancoragem proposta na técnica “Straight Wire – Sistema Versátil” é uma estrutura construída em aço inoxidável que tem por objetivo auxiliar em casos onde o movimento para anterior não é desejado. Este trabalho objetivou simular carregamentos, por meio do Método de Elementos Finitos (MEF), Modelo Tridimensional, na mola de ancoragem após uma modificação na sua geometria, com o objetivo de verificar as tensões as quais esta foi submetida, além de verificar se estas tensões poderiam prejudicar sua utilização clínica. Foram aplicadas cargas de 100g (gramas), 150g, 200g e 400g em uma mola discretizada no software Autodesk INVENTOR 2012 e as simulações realizadas no software COMSOL Multiphysics 4.2a. Foram analisadas as tensões de Von Mises, pelo método centroide e nodal, para cada um dos carregamentos. Foram encontrados valores de tensão que variaram de 48,102 MPa (Mega Pascal) (helicoide 1) e 66,489 MPa (helicoide 2), para um carregamento mínimo de 100g, até 173,680 MPa (helicoide 1) e 260,680 MPa (helicoide 2), para um carregamento máximo de 400 g. Concluiu-se que as tensões de Von Mises, pelo método centroide e nodal, para todos os carregamentos, não foram superiores a tensão de escoamento ou ruptura do aço 18/8, não acarretando deformação definitiva da mola, o que poderia permitir sua utilização clínica.



[ Voltar ]