Resumo: Entender como o paciente se sente diante do tratamento realizado é de suma importância, não só para o local de ensino, mas também para promover melhorias na qualidade do atendimento feito pelo acadêmico ao paciente, tendo em vista que o bem estar e a satisfação destes são fatores relevantes para a garantia do sucesso profissional. Para analisar a satisfação do paciente é necessário observar cada detalhe sobre sua opinião, de forma a produzir um resultado, seja este positivo ou negativo em relação à clínica. Pensando nisto a presente pesquisa mostrará o nível de satisfação, por meio de um estudo transversal, sobre um questionário de avaliação feito aos pacientes maiores de dezoito anos que foram atendidos na clínica integrada do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, em Ponta Grossa-PR e aceitaram responder as questões mediante um termo de concordância assinado pelos mesmos. Os resultados foram obtidos através de estatística descritiva por análise qualitativa do questionário, identificando o perfil dos pacientes atendidos na Clínica e posteriormente foi analisada a quantidade total daqueles que se mostraram satisfeitos ou insatisfeitos com o atendimento. Os pacientes estudados são em sua maioria de baixa renda, suas satisfações em relação à clínica integrada foi fato comprovado em nossa pesquisa, tanto pela estrutura, como pelos serviços e cordialidade oferecidos pelos acadêmicos. Esta pesquisa também pode ser utilizada como recurso comparativo em relação a outras universidades que já tenham realizado este tipo de estudo, podendo ser localizados os iguais problemas enfrentados e as características positivas em comum apresentadas. CAAE:14464113.0.0000.5215 |