Resumo: A eletromiografia é um exame utilizado para registrar os potenciais de ação das fibras musculares,através de sinais elétricos.
Os registros eletromiográficos associados com os sinais e os sintomas das disfunçnoes temporomandibulares (DTMs) são investigados para explorar a fisiopatologia dos músculos mastigatórios. Podendo ser mais um método de diagnostico quando observados pelas atividades elétricas dos lados de um mesmo indivíduos.
Sabe-se que as alterações musculares (dor miofascial) tem um papel preporante DTMs e os sintomas tem um lado preferencial. O sintoma mais comum é a dor orofacial de origem temporomandibular
O objetivo do trabalho foi avaliar a atividade elétrica do músculo temporal anterior em um grupo de indivíduos e verificar se existe variação entre os lados (com e sem dor).
O estudo foi de caráter exploratório de carater quantitativo e amostra aleatória de pacientes (n=116) que compareceram ao ambulatório do Centro de Diagnóstico e Tratamento da Articulação Temporomandibular e Alteração Dento Faciais Funcionais (CDATM) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Os pacientes foram alocados em três grupos, (GI = dor unilateral; GII = dor bilateral e o GIII = controle). Aprovado pelo parecer 0005769/12 CEP – PUCPr..
Observa-se que há um padrão de diminuição dos sinais eletromiográficos nos pacientes com dor unilateral no músculo temporal anterior quando comparados com os outros grupos. Houve relação inversa entre a eletromiografia dos pacientes com dor unilateral (r=-0,304) quando em repouso
Conclui-se que a eletromiografia de superfície pode ser utilizada como método auxiliar no diagnóstico de alguns tipos de DTMs em pacientes.
|