ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE O PRONTO ATENDIMENTO AO TRAUMATISMO ALVÉOLO DENTÁRIO E POSTERIOR AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DE PANFLETO EDUCATIVO
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALESTOMATOLOGIAIMPLANTODONTIA
Autores: CAMILY LIMA (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ); BIANCA LOPES CAVALCANTE LEÃO (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ)

Resumo:

Objetivo: Verificar a eficiência do uso de um folheto educativo na melhora do nível de conhecimento sobre o pronto-atendimento em casos de traumatismo alvéolo dentário (TAD) por educadores de crianças do ensino fundamental, de escolas municipais da cidade de Almirante Tamandaré/PR, região metropolitana de Curitiba/PR. Método: Após aprovação pelo Comitê de Ética, com registro sob n. CAAE 56595116.6.0000.8040 e parecer sob n. 1.592.485, aplicou questionário a 164 docentes do ensino fundamental do Município de Almirante Tamandaré/PR, do período vespertino, para avaliação do nível de conhecimento sobre as atitudes no pronto-atendimento a crianças em caso de TAD. Responderam ao QTDA (Questionário sobre o pronto atendimento ao traumatismo alvéolo dentário), que continham 10 perguntas de múltipla escolha, sendo 5 na dentição decídua e 5 na dentição permanente, abordando situações de avulsão, intrusão, extrusão e fratura dentária. O QTDA foi respondido em dois momentos, um anterior a leitura de folheto educativo (QTDA1) e outro posterior a sua leitura (QTDA2). Resultado: Observou-se que 43,20% dos docentes não tinham conhecimento sobre os procedimentos corretos a serem adotados numa situação de TAD. Após a leitura do panfleto educativo, a taxa de acerto aumentou cerca de 21,83%, ou seja, houve diferença estatisticamente significante (p≤0,001) entre os escores antes e depois da leitura do panfleto. Conclusão: O folheto educativo mostrou-se eficiente na aquisição de conhecimento sobre o tema TAD, resultando num percentual significativamente positivo após a leitura do folheto educativo, sendo método barato e a leitura pode ser feita onde e quando achar conveniente.



[ Voltar ]