Resumo: Diagnostico:
Paciente mulher, 58 anos, procurou atendimento na Clínica de Odontologia da Universidade Positivo, para reabilitação implanto-protética em área edêntula. Ao exame clínico foram verificadas ausências dos elementos 12,11,21 e 22, associadaa à atrofia do rebordo alveolar na região. A paciente relatou desconforto com sua prótese removível e manifestou o desejo de obter dentes individuais. Após exame tomográfico, constatou-se espessura óssea média na região de aproximadamente 3 mm e altura de 12 mm, sendo indicado o enxerto ósseo.
Tratamento:
Dentre as técnicas de enxerto disponíveis, as condições do paciente permitiram a realização da técnica split crest, com instalação imediata de 4 implantes - técnica de escolha para diminuir o número de sessões, o tempo de tratamento e a morbidade.
Conclusão:
Desde que corretamente indicada, quando comparada a outras alternativas de enxertos ósseos prévios à instalação dos implantes, a técnica split crest associada à instalação de implantes imediatos é segura e efetiva, permitindo a redução das etapas cirúrgicas e diminuindo a morbidade.
|