ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM MOVIMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E FORTALECIMENTO DA CIDADANIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALFARMACOLOGIA0
Autores: CAMILA GULARTE LANAU (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ); LUANA BERTAMONI WACHHOLZ (UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ)

Resumo:

Introdução: Desde a Constituição de 1998, os conselhos de saúde assumiram papel primordial no processo de afirmação da cidadania, sendo ainda hoje um importante instrumento de controle social e mecanismo estratégico na garantia de direitos e de promoção da saúde. Diante disto, salienta-se a importância da formação de Conselhos Locais de Saúde para que contribuam na inclusão dos usuários nos espaços coletivos, tornando-os atores de sua vida e do seu meio. Objetivo: Relatar as demandas levantadas durante a implementação de um grupo de participação social no processo de construção de um movimento de controle social num bairro do município de Itajaí (SC). Método: Trata-se de um relato de experiência, de cunho descritivo-reflexivo, com base na construção de um Conselho Local de Saúde, o qual correu em dois dias distintos no primeiro semestre de 2017. Resultados: As reuniões contaram com a participação da comunidade, profissionais de saúde e residente do Programa de Atenção Básica/ Saúde da Família da Universidade do Vale do Itajaí, bem como de representantes do Poder Legislativo Municipal. Durante os encontros, a comunidade elencou as seguintes necessidades: 1) Coleta deficiente e/ou inadequada de lixo; 2) Animais/ vetores; 3) Construção de calçadas e de lombadas. Conclusão: Diante disto, observa-se que as maiores demandas da população são relativas à questão de infraestrutura e meio ambiente, tornando-se imprescindível observar todo contexto de determinação social envolvido. Ademais, ressalta-se que é somente através da participação social que a comunidade transformará a realidade em que vive.



[ Voltar ]