ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: AVALIAÇÃO DA ADESÃO DE CIMENTO RESINOSO Á ZIRCONIA: PRÉ-TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE, MÉTODOS DE LIMPEZA E SISTEMA ADESIVO
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALENDODONTIAESTOMATOLOGIA
Autores: BÁRBARA PEREIRA MELLO (PUCPR); CLAUDIA HELENA DIETRICH (PUCPR); MAYARA AMANDA AMORIM SCHUMACHER PEREIRA (PUCPR); SERGIO VIEIRA (PUCPR)

Resumo:

Objetivo: Este estudo avaliou a adesão de cimento resinoso autoadesivo à zircônia com diferentes pré-tratamento de superfície e formas de limpeza. Metodologia: Placas de Zircônia, foram seccionados em espécimes de 20mm x 5mm x 5mm, limpos e secos com jato de água e ar por 30 segundos. Depois divididos randomicamente em grupos, com relação ao tratamento de superfície: Controle (sem tratamento de superfície), jateamento com óxido de alumínio, silicatização e laser Er YAG. Foram empregadas duas maneiras distintas para a limpeza da superfície, ultrassom e o ácido fosfórico, em seguida aplicado o sistema adesivo e introduzido o cimento resinoso. Posteriormente os espécimes foram colocados em termocicladora e a seguir submetidos ao teste de microcisalhamento. Para a análise estatística foi utilizado ANOVA a dois critérios e o teste de comparações múltiplas paramétricas de Games-Howell para variâncias heterogêneas. Resultados: Mostram que o laser de Er YAG e a silicatização obtiveram os maiores resultados de resistência, não apresentado diferença estatística significante entre as formas de limpeza. O grupo controle obteve os menores resultados, com diferença estatística significativa entre as formas de limpeza. Conclusão: Que os tratamentos de superfície, em destaque silicatização e laser Er YAg, influenciam a adesão do cimento resinoso à zircônia, mas a forma de limpeza não afetou os resultados.



[ Voltar ]