Resumo:
TÍTULO: RELAÇÃO BIDIRECIONAL ENTRE A DOENÇA PERIODONTAL E A DIABETES MELLITUS – RELATO DE CASO.
CATEGORIA: Painel Acadêmico.
ÁREA: Periodontia.
Ingrid Nascimento da silva (acadêmica - cescage)
Patricia T. Macedo S. Lada (professora orientadora)
INTRODUÇÃO:
A doença periodontal pode ser definida como um processo de inflamação que destrói os tecidos de proteção e sustentação dos elementos dentários, e o diabetes mellitus pode estar relacionado com as complicações bucais. Essas duas doenças apresentam uma relação bidirecional, na qual o diabetes favorece o desenvolvimento da doença periodontal, e quando não tratada piora o controle metabólico do diabetes.
DIAGNOSTICO:
Em 2016, paciente J.C.C, 57 anos procurou atendimento odontológico, e no exame clínico foi constatado a presença de cálculos generalizados supragengival e subgengivais, sangramento gengival, bolsas periodontais de 3 mm a 6 mm, presença de lesão de furca nos elementos 36 e 46 grau IV, e mobilidade dentária grau 2.
O diagnóstico constatado foi de periodontite crônica generalizada moderada á severa, associada ao Diabetes.
TRATAMENTO:
Realizou-se tratamento periodontal básico como raspagem, alisamento e polimento das superfícies dentárias e conscientização do paciente sobre a importância da higiene bucal no controle da doença, juntamente com solicitação de exames laboratoriais.
CONCLUSÃO:
Ao fim do tratamento o paciente mostrou-se mais feliz, com ausência de sangramento gengival, redução das bolsas periodontais ao nível normal dos sulcos gengivais de 2 mm, redução da mobilidade dentária, equilíbrio do nível glicêmico que era de 131 mg/dl antes e passou para 100 mg/dl depois, confirmando a relação bidirecional das duas doenças
|