ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: MODELO CANVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATIVA EM ODONTOPEDIATRIA
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALIMPLANTODONTIA0
Autores: MARILISA CARNEIRO LEÃO GABARDO (UNIVERSIDADE POSITIVO); JULIANA YASSUE BARBOSA DA SILVA (UNIVERSIDADE POSITIVO); FERNANDA MARA DE PAIVA BERTOLI (UNIVERSIDADE POSITIVO); PAULO HENRIQUE TOMAZINHO (UNIVERSIDADE POSITIVO); EDUARDO PIZZATTO (UNIVERSIDADE POSITIVO); JOÃO ARMANDO BRANCHER (UNIVERSIDADE POSITIVO); CAROLINA DEA BRUZAMOLIN (UNIVERSIDADE POSITIVO)

Resumo:

Objetivo. A educação vem sendo alvo de discussões acerca dos métodos de aprendizagem aplicados em sala de aula. Assim, o uso das metodologias ativas visa inserir o aluno como agente principal, responsável e comprometido com esse processo. O Modelo de Negócios Canvas trata-se de uma gestão estratégica e uma ferramenta empresarial, que permite que o aluno ou o professor descreva uma situação com desafio, invente e gire o seu modelo de negócio. Essa metodologia possibilita modificações conforme o interesse da atividade realizada. Metodologia. Apresenta-se o Modelo Canvas, de forma modificada, aplicado nas aulas de Odontopediatria da Universidade Positivo, Curitiba, Paraná. Elaborou-se um modelo destinado à realização e ao preenchimento do plano de tratamento do paciente pediátrico. O Canvas foi dividido nas seções: identificação do paciente, anamnese (histórico médico e odontológico), hábitos, dieta e plano de tratamento (fase sistêmica, preparatória e restauradora). No decorrer da aula foi apresentado um caso clínico aos alunos, que preenchiam o Canvas com papeis autoadesivos. Resultados. Ao término da atividade, foi observada uma aceitação bastante satisfatória por parte dos alunos frente a nova metodologia, os quais relataram melhor visualização e maior entendimento da execução do plano de tratamento adequado ao paciente infantil. Conclusão. As metodologias ativas, a exemplo do Modelo Canvas, propõem-se a inovar o processo de ensino-aprendizado. Desta forma, os alunos se envolvem na proposta e passam a ficar centrados na realidade em que estão inseridos e nos desafios que a futura profissão irá proporcionar.



[ Voltar ]