ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PAIS/TUTORES SOBRE CÁRIE DE ESTABELECIMENTO PRECOCE
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALIMPLANTODONTIA0
Autores: TAYNARA DE SOUZA CARNEIRO (CESCAGE); ADRIANA VALÉRIO MARTINS FERNANDES (CESCAGE); ULIANE RIBAS DOMINGUES (CESCAGE); TEREZINHA DE JESUS GOMES (CESCAGE); ANA PAULA TEITELBAUM (CESCAGE); JULIO CESAR SANDRINI (CESCAGE)

Resumo:

Com a finalidade de se obter maiores informações sobre o nível de conhecimento de pais e tutores sobre cárie de estabelecimento precoce, realizou-se um questionário conduzido aos mesmos na instituição Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais localizada em Ponta Grossa – PR. O presente trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética 48448915.9.0000.5215. Os dados coletados demonstraram que cerca de 87,75% eram mulheres e 69,38% apresentavam uma renda que variava de 1 até 3 salários mínimos e 26,53% em sua maioria apresentava o Ensino Superior Incompleto. O conhecimento dos pais e responsáveis frente à consciência de que a cárie pode passar de uma pessoa para outra foi negativo, cerca de 67,35% desconhecia este fato. Um total de 79,60% afirmou que os medicamentos ajudam a desenvolver a cárie dental. A falta de higiene bucal foi o fator de maior relevância quanto aos fatores que favorecem a formação da cárie, demonstrando 63,26%. Já sobre a pasta de dente e a sua colocação na escova, houve uma igualdade entre a própria criança e seu responsável, e a quantidade de pasta utilizada para escovação foi de 44,89% no comprimento da escova. Foi permitido concluir que, mesmo alguns pais/tutores tendo algum tipo de informação, ainda é insuficiente. Visto que a orientação sobre a cárie de estabelecimento precoce aconteceria se houvesse a implementação de programas educativos para melhorar esse conhecimento. Assim, conscientizando os pais sobre a importância da higienização bucal.



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