ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION NA GRADUAÇÃO - ANÁLISE QUANTITATIVA
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALFARMACOLOGIACIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILOFACIAIS
Autores: ALDINI BEUTING PEREIRA KITAHARA (PUCPR); ARIELI CARINI MICHELS (PUCPR); SIMONE BEATRIZ PEDROSO VIANA (PUCPR); SÉRGIO APARECIDO IGNÁCIO (PUCPR); LUCIANA REIS AZEVEDO ALANIS (PUCPR); RENATA IANI WERNECK (PUCPR); MARCOS VINICIUS VIANA DA SILVA (PUCPR); ALINE CRISTINA BATISTA RODRIGUES JOHANN (PUCPR)

Resumo:

Objetivo: avaliar o desempenho dos estudantes de odontologia durante a utilização da metodologia de ensino Peer Instruction. Metodologia: número do parecer do comitê de ética: 1.694.548. A Peer Instruction consiste na realização de estudo prévio por parte dos estudantes sobre o assunto a ser abordado na aula, realização de exposição dialogada sobre o tema proposto, com duração de aproximadamente 7-10 minutos seguida de questões conceituais. Questões com acertos: a) >70% segue-se para a próxima questão; b) entre 30% e 70%, ocorre discussão em pares, seguida de nova resposta; c) <30%, nova revisão do assunto. A amostra constituiu-se de 34 estudantes que realizaram o estudo prévio. Após as exposições dialogadas e aplicação das questões (por meio da plataforma socrative.com), o desempenho dos estudantes, de acordo com o percentual de acerto, foi avaliado. Nas questões enquadradas no item b comparou-se as médias de acertos antes e após a discussão (teste t de student), a dependência entre as respostas e as questões (teste qui-quadrado) e as distribuições das respostas (teste de diferença entre duas proporções) p<0,05. Resultados: totalizaram-se 39 questões. Enquadraram-se no item: a) 21; b) 14 e c) 4. Nas questões do item b, onde houve discussão em pares, o percentual médio de acertos foi de 53,65%, para 82,28% após a discussão (p<0,01), onde 93,35% das respostas corretas foram mantidas e 69,47% das respostas incorretas foram modificadas para corretas. O padrão de mudança ou não de resposta foi uniforme nas questões. Conclusão: Os estudantes apresentaram melhor desempenho ao utilizarem a Peer Instruction.



[ Voltar ]