Resumo: A paciente do gênero feminino, 36 anos, procurou a clínica particular com queixas estéticas do sorriso. O exame clínico mostrou sorriso gengival severo, incompetência labial e dificuldade de selamento labial em repouso, boa oclusão e mastigação, sem queixas de dores. A paciente foi orientada sobre as possibilidades de tratamento: cirurgia ortognática ou reposicionamento labial associado a miotomia, ambos associados a gengivoplastia para aumento de coroa. Devido alguns fatores, paciente escolheu a segunda opção.
O procedimento foi realizado sob anestesia local. Uma faixa de 12mm de mucosa acima da junção mucogengival foi removida, com extensão de segundo pré-molar direito a segundo pré-molar esquerdo. Este mesmo acesso foi utilizado para encontrar, através de divulsão, os músculos levantadores do lábio superior bilateralmente. Os músculos foram incisados com bisturi elétrico em toda sua espessura e deixados separados. Uma sutura VY foi realizada na região de linha média e uma sutura contínua festonada uniu os bordos da ferida cirúrgica, reposicionando o lábio inferiormente.
O pós-operatório não teve intercorrências e a paciente recuperou-se bem. Após 8 meses de controle e, feita a gengivoplastia, a paciente apresenta excelente resultado estético e encontra-se satisfeita com o sorriso. |