Resumo: Para se otimizar a estética rosa em regiões anteriores em implantodontia, é de suma importância a confecção de uma restauração provisória sobre o implante para obtenção de um correto perfil de emergência dos tecidos peri-implantares.
Este relato de caso apresenta a resolução da reabilitação protética de um paciente do sexo masculino, que apresentou a perda do elemento 21 por fratura radicular, o qual apresentava endodontia e uma restauração protética fixa através de núcleo metálico fundido e coroa metalocerâmica. O tratamento realizado foi extração minimamente invasiva com instalação imediata de implante Alvim cone morse 4,3 x 16mm (Neodent, Brasil) e realização de provisionalização imediata. Após o período de osseointegração, o implante recebeu a confeccção de uma coroa metalocerâmica cimentada, após a personalização de transferente para imprimir ao modelo a mesma arquitetura gengival resultante da provisionalização .
Este caso confirmou a aplicabilidade clínica da técnica de personalização de transferentes em regiões anteriores de maxilla, para obter modelos fiéis á arquitetura gengival construída pela coroa provisória durante o período de osseointegração do implante e cicatrização dos tecidos periimplantares.
|