Resumo: O objetivo desse trabalho é apresenta um caso no qual o paciente apresenta agenesia do incisivo lateral superior, e queixa da estética dos seus dentes da frente.
Paciente com agenesia de incisivos laterais superiores, dente 11 com restauração insatisfatória no angulo mesio-incisal e a coroa do dente 14 se encontrava curta.
Quanto da mecânica ortodôntica opteou-se pela mesialização dos caninos, com reanatomização para laterais, e mesializacão dos pre-molares e molares, o aspecto dos caninos reanatomizados não agradou o paciente e o mesmo pediu se tinha condições de melhorar com laminado cerâmico.
A proposta foi de 6 laminados cerâmicos E-MAX, na intenção de recompor a harmonia do sorriso, com reanatomização de pre-molares em caninos, caninos em incisivos laterais e uma melhora na proporção dentaria dos dois incisivos centrais. E devido ao comprimento do dente 14 foi feito uma plastia gengival para melhorar a relação de comprimento/largura.
A agenesia Dental caracteriza-se pela ausência congênita de dentes, acometendo cerca de 5% a 7% da população, sendo mais prevalente na dentição permanente. dentre as várias possibilidades a reabilitação do sorriso com uso de laminados cerâmicos tem se mostrado uma excelente opção de tratamento.
Seu diagnóstico é realizado através de exame clínico e comprovação por exames de imagem, com o qual é possível verificar a ausência do germe dentário. Como esta agenesia ocorre no setor anterior, as repercussões tendem a ser mais relevantes, devido ao grande impacto funcional e estético, podendo desencadear problemas emocionais e psicológicos nos indivíduos acometidos.
|