ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA SOBRE O SEU APRENDIZADO UTILIZANDO A METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO PEER INSTRUCTION
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALFARMACOLOGIACIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILOFACIAIS
Autores: ARIELI CARINI MICHELS (PUCPR); SIMONE BEATRIZ PEDROSO VIANA (UNIVALI); SERGIO APARECIDO IGNÁCIO (PUCPR); LUCIANA REIS AZEVEDO ALANIS (PUCPR); RENATA IANI WERNECK (PUCPR); MARCOS VINICIUS VIANA DA SILVA (UNIVALI); ALINE CRISTINA BATISTA RODRIGUES JOHANN (PUCPR)

Resumo:

Objetivos: Analisar a percepção dos estudantes de odontologia sobre o seu aprendizado utilizando a metodologia ativa de ensino Peer Instruction. Metodologia: Parecer ético número: 1.694.548. A metodologia Peer Instruction consiste em: o professor disponibiliza os assuntos das aulas e material para que os estudantes estudem previamente; nas aulas, o professor realiza breve exposição dialogada sobre um dos tópicos estudados, seguida da aplicação de uma questão que é respondida individualmente pelos estudantes. O percentual de acertos determina a etapa seguinte: a) acertos maiores que 70% segue-se para a próxima questão ou tópico de estudo; b) entre 30% e 70%, ocorre discussão do tema entre os estudantes que, após discutirem (durante dois minutos), respondem novamente a mesma questão, a resposta correta é confirmada e segue-se para o próximo tópico; e c) acertos abaixo de 30%, ocorre revisão daquele tópico. Após a utilização dessa metodologia nas aulas de patologia, os estudantes foram convidados a participarem, individualmente, de uma entrevista, para responderem a pergunta: “Como você avalia o seu aprendizado utilizando a metodologia Peer Instruction?” Suas respostas foram analisadas por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, utilizando o software DSCSoft®. Resultados: participaram 34 estudantes, após a análise, quatro discursos-síntese, representativos dos sujeitos coletivos, foram elaborados e categorizados em: A- Aprendizagem por meio da discussão em pares (29,41%), B- Aprendizagem ativa (41,18%), C- Aprendizagem por meio dos testes conceituais (41,18%), D - Necessidade de aula tradicional (5,88%). Conclusão: A Peer Instruction é percebida positivamente pelos estudantes como incentivadora do aprendizado ativo.



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