ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: REABILITAÇÃO ORAL COM IMPLANTES DENTÁRIOS E A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DA OSTEONECROSE DOS MAXILARES ASSOCIADA A MEDICAMENTOS
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALENDODONTIAENDODONTIA
Autores: NICOLLE NEGRI DOURADO (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ); AMANDA BOLOGNESI BACHESK (UEM); RAFAEL DOS SANTOS SILVA (UEM); RODRIGO LORENZI POLUHA (); CAROLINA FERRAIRO DANIELETTO-ZANNA (UEM); GUSTAVO JACOBUCCI FARAH (); LIOGI IWAKI FILHO (UEM); GUSTAVO ZANNA FERREIRA (UEM)

Resumo:

A osteonecrose dos maxilares é uma possível complicação bucal decorrente do tratamento com terapias antirreabsortivas, como os bisfosfonatos. Sua etiopatogenia tem sido relatada como multifatorial e ainda não é completamente elucidada, sendo que, a instalação de implantes osseointegráveis, por meio de sua estimulação traumática, é apontada como um dos fatores predisponentes a esta patologia. As indicações e métodos preventivos para a realização destes procedimentos são questionados, tornando-se fundamental o conhecimento de protocolos adequados. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir os riscos de desenvolvimento de osteonecrose em pacientes que fazem uso de bisfosfonatos, submetidos à cirurgia de implantes dentários, os fatores locais e sistêmicos relacionados e as possibilidades de prevenção para esta sequela. Bem como, descrever um caso clínico de paciente osteopênica, usuária de bisfosfonatos que foi reabilitada por meio de implantes, e manejada de acordo com protocolos específicos, apresentando sucesso no tratamento. A manipulação óssea, por meio da instalação de implantes osseointegráveis, tem sido relatada como um fator predisponente da doença, sendo assim, sua indicação deve ser criteriosamente avaliada. Os estudos demonstram que pacientes usuários de bisfosfonatos orais para tratamento de osteoporose, apresentam risco muito baixo de desenvolver osteonecrose, e dessa forma, a cirurgia de implantes não é tratamento contraindicado. Sendo assim, sugerimos que todas as medidas preventivas necessárias sejam tomadas para diminuir o risco de aparecimento de osteonecrose, como a interrupção do uso de bisfosfonatos em casos indicados, a realização de antibiótico profilaxia previamente à cirurgia, e uma reabilitação protética adequada.



[ Voltar ]