ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: APLICATIVO FACE 3D - UMA FERRAMENTA FACILITADORA PARA A APRENDIZAGEM DA ANATOMIA DA FACE
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALENDODONTIAENDODONTIA
Autores: TUANNY CARVALHO DE LIMA DO NASCIMENTO (UNIVERSIDADE POSITIVO); SUYANE WEISS (UNIVERSIDADE POSITIVO); ALINE MONISE SEBASTIANI (UNIVERSIDADE POSITIVO); FLARES BARATTO-FILHO (UNIVERSIDADE POSITIVO); PAULA PORTO SPADA (UNIVERSIDADE POSITIVO); CARMEN MULLER STORRER (UNIVERSIDADE POSITIVO); RAFAELA SCARIOT (UNIVERSIDADE POSITIVO)

Resumo:

Objetivo: Descrever uma ferramenta de aprendizado em 3 dimensões que facilita o estudo da anatomia da face. Metodologia: Foi desenvolvido um aplicativo de anatomia da face com o intuito de facilitar o estudo e compreensão das estruturas anatômicas faciais pelos estudantes de odontologia e cirurgiões-dentistas em geral, facilitando a visualização das estruturas e suas correlações, bem como facilitando o acesso ao conteúdo a ser estudado ou revisado. O aplicativo possui uma representação tridimensional de uma cabeça humana, apresentando todos as estruturas ósseas do crânio e da face com seus respectivos acidentes anatômicos. Ao clicar nos acidentes anatômicos, a ferramenta mostra o nome da estrutura correspondente. A ferramenta ainda apresenta a inserção de todos os músculos da cabeça e pescoço, descrevendo sua origem, inserção e função. Permite ainda visualizar o sistema nervoso, sistema de irrigação e linfático da face, segmentando e descrevendo cada ramificação. É possível acessar informações sobre cada estrutura, bem como correlações clínicas em determinadas estruturas. O aplicativo (app) ainda possui um quiz que permite revisar o conteúdo estudado. O app está disponível para download nas plataformas IOS e Android. Resultados: Como a ferramenta é nova, sendo lançada em maio de 2017, nossa experiência em sala de aula ainda é pequena, contudo as turmas de anatomia que utilizaram o aplicativo como ferramenta auxiliar tiveram um melhor desempenho em sala de aula. Conclusão: O aplicativo demonstrou ser uma ferramenta atrativa , e facilitadora da aprendizagem, pela facilidade de acesso e pela possibilidade de visualização tridimensional das estruturas.



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