ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: PREVALÊNCIA DO ZUMBIDO E SUA INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DO SONO E NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO DE CURITIBA- PR
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALENDODONTIAFARMACOLOGIA
Autores: JOSÉ STECHMAN (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ); HELOISE MELLO (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ); MAISE SANTOS (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ); BIANCA LEÃO (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ)

Resumo:

Objetivo: analisar a prevalência do zumbido e sua interferência na qualidade do sono e na qualidade de vida da população da cidade de Curitiba-PR. Metodologia: foi realizado um estudo transversal com 229 adultos de 20 a 79 anos de ambos os sexos, aprovado pelo comitê de ética com número 65150217.1.0000.8040. Do total da amostra foram avaliados 139 homens e 90 mulheres, com aplicação de três questionários individualmente, um relacionado com zumbido, o Tinnitus Handicap Inventory (THI), outro relacionado com a qualidade do sono, a escala de Epworth, e um terceiro relacionado com a qualidade de vida, Oral Health Impact Profile (OHIP-14). Não participaram do estudo os indivíduos que se recusaram assinar o TCLE, ou tinham história clínica de doenças neurológicas, ou psiquiátricas que impedissem a realização, ou interferissem na entrevista. A coleta dos dados foi feita em regionais e terminais de ônibus. Resultados: os resultados mostraram que 28,52% desta população apresenta zumbido, sendo que houve diferença estatisticamente significante em relação a idade (p=0,019) e ao THI(p=0,000), porém não houve em relacao ao escore OHIP (p=0,402) e para o escore Epworth (p=0,819). Conclusão: a prevalência do zumbido foi significativa nesta amostra da população de Curitiba-PR, portanto não interferiu na qualidade do sono e na qualidade de vida nas diferentes categorias do zumbido (sim/não).



[ Voltar ]