Resumo: Introdução: A reabsorção condilar pode ser resultado de trauma, osteoartrite ou outras doenças da articulação. A retrognatia, a mordida aberta anterior, a função limitada, aumento das angulações do plano oclusal e mandibular, disfunção mastigatória, apneia e dor podem ocorrer secundariamente à reabsorção condilar na articulação temporomandibular (ATM) (Wolford 2008).
O objetivo deste estudo é apresentar um caso de reconstrução da ATM em um paciente que teve complicações após cirurgia ortognática.
Diagnóstico: Homem, 47 anos, leucoderma, procurou tratamento relatando ter passado por duas cirurgias ortognaticas anteriores. No exame clínico, apresentou mordida aberta anterior, parestesia em do lábio inferior esquerdo, dificuldade de deglutição, dificuldade de fonação e oclusão dentária apenas em molares. Na tomografia apresentou ausência de fixação do material de síntese óssea, fratura das placas de fixação, pseudoartrose mandibular e reabsorção condilar bilateral.
Tratamento: O planejamento cirúrgico incluiu a reconstrução da ATM em ambos os lados (TMJ Concepts®), reconstrução do ramo com material aloplástico e nova cirurgia ortognática.
Conclusão: As próteses de ATM podem ser feitas sob medida e usadas reconstruir a articulação simultaneamente ao avanço da mandíbula no sentido anti-horário caso necessário (Wolford 2008). O planejamento virtual e o material aloplástico podem resultar em cirurgia satisfatória e previsível (Sanchez 2011).
|