Resumo: Caso Clínico:
Paciente sexo feminino, 12 anos de idade, compareceu a Clínica Odontológica do Centro Universitário Ingá sendo atendida no Projeto de Extensão Cenita, que tem como objetivo o atendimento de crianças de famílias de baixa renda, queixava-se quanto a destruição de um elemento dentário.
Diagnóstico:
Em exame clínico, paciente apresentou higiene bucal deficiente, com cáries extensas no elemento 75. Em exame radiográfico deste dente, observou-se lesão inter-radicular e constatou-se ausência do dente sucessor, o dente 35.
Tratamento:
Devido o grau de destruição da coroa do dente decíduo, ausência do sucessor permanente e o baixo poder aquisitivo da família, foi realizado o tratamento endodôntico e optou-se pela realização da coroa de aço no elemento 75.
Conclusão:
O presente caso demonstrou nas consultas de acompanhamento, que a paciente relatou conforto mastigatório, sendo observado clinicamente, boa adaptação e funcionalidade da coroa de aço. Sendo assim, conclui-se que a reabilitação dentária em pacientes infantis com coroa de aço é uma abordagem eficaz, funcional e de baixo custo. |