ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: PREVALÊNCIA DE PACIENTES QUE PROCURARAM ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO RELACIONADO A TRAUMATISMO DENTAL NO PRONTO ATENDIMENTO EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DO CURSO DE ODONTOLOGIA
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALFARMACOLOGIACIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILOFACIAIS
Autores: ALICE HELENA DE LIMA SANTOS (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ); SANDRA SPERANDIO DE CARVALHO (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ); GABRIELA PEREIRA DE FARIAS (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ); STEFANY MIRELLI MACHADO (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ); NALUMA GUIMARÃES BARROS CAMPOS (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ); BIANCA LOPES CAVALVANTE DE LEÃO (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ); VINICIO HIDEMITSU GOTO HIRAI (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ); DANILO GOMES (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ)

Resumo:

Os traumatismos dentais, geralmente, são decorrentes de quedas, brigas e acidentes esportivos ou automobilísticos. Esses traumas, influenciam a função e a estética bucal, envolvendo as várias áreas do conhecimento da odontologia e, por essa razão, é de difícil tratamento e, muitas vezes com prognóstico duvidoso. Há uma grande variabilidade nos resultados dos estudos epidemiológicos de traumas dentários, e muitos relacionam os fatores etiológicos a idade e gênero. Os estudos mostram grande prevalência em crianças em idade escolar, meninos e com maior acometimento dos incisivos centrais e laterais em ambas as dentições. Atualmente, são classificados em: lesões dos tecidos duros dos dentes e à polpa, lesões dos tecidos periodontais e lesões na gengiva e mucosa oral. Depois da avulsão, a intrusão dentária é considerada um tipo de traumatismo que mais traz danos à raiz dentária e ao periodonto. Diante disso, o objetivo do trabalho é fazer uma revisão de literatura sobre a luxação intrusiva e trazer dados relacionados a prevalência de pacientes que procuraram atendimento odontológico relacionado a traumatismo dental no pronto atendimento da Universidade Tuiuti do Paraná, do município de Curitiba, Paraná. Os prontuários dos períodos de 2016 e 2017 foram analisados, sendo que, deveriam ter o preenchimento completo para a avaliação. O perfil de pacientes identificado foi: maioria do sexo feminino, adultos de meia idade, que buscaram atendimento preferencialmente por motivo de dor. Os resultados deste trabalho serão entregues à Universidade Tuiuti do Paraná, a fim de contribuírem como subsídios para ações de planejamento no setor.



[ Voltar ]