ANAIS CIOPAR - Vol. 3 - 2017 - ISSN: 2237-9231


Título: EFEITO DO OXIGÊNIO ATIVO EM DENTIFRÍCIO NA REDUÇÃO DO BIOFILME SUPRAGENGIVAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO, CONTROLADO
Área: DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR E DOR OROFACIALIMPLANTODONTIAENDODONTIA
Autores: EMANUELLE JULIANA CUNHA (UNIVERSIDADE POSITIVO); CAROLINE MOREIRA AUERSVALD (UNIVERSIDADE POSITIVO); ELLEN JAVORSKI (UNIVERSIDADE POSITIVO); VITÓRIA POLIZELI AGUIAR (UNIVERSIDADE POSITIVO); ÁTILA FERNANDO VISINONI (UNIVERSIDADE POSITIVO); CARLA CASTIGLIA GONZAGA (UNIVERSIDADE POSITIVO); CARMEN MUELLER STORRER (UNIVERSIDADE POSITIVO)

Resumo:

O objetivo deste estudo foi comparar o efeito dos cremes dentais (Colgate Total® e Blue®M) em presença de biofilme supragengival em modelo de gengivite experimental. Esse ensaio clínico randomizado controlado (número do parecer 1.678.814; CAAE 55280416.1.0000.0093; RBR-48mvdx) incluiu 25 alunos voluntários do Curso de Odontologia da Universidade Positivo. Antes do julgamento, os avaliadores passaram por treinamento e comparados pela estatística (Kappa=0.80). Para estabelecer a gengivite, os voluntários permaneceram sem escovação por 7 dias. Após gengivite estabelecida os sujeitos foram aleatoriamente divididos em dois grupos: Grupo A, em que receberam dentifrícios com peroxido de hidrogênio, perborato de sódio, mel, xilitol e lactoferrina (Blue®M)+escova; e Grupo B, em que receberam dentifrício contendo 0,3% triclosan, 2% copolimero e 1,100ppm de fluoreto de sódio (Colgate Total®)+escova. Os participantes escovaram os dentes apenas com o dentifrício e escova fornecidos pelo estudo. Retornaram para acompanhamento na 1°, 12° e 18°semana para avaliação do Índice gengival (IG) e de Placa (IP). Análise estatística ANOVA a três critérios com medidas repetidas e Tukey (α=0,05). Para IG e IP, não houve diferença estatisticamente significante para os dois cremes dentais (IG-A=0,19; IG-B=0,20; IP-A=6,85; IP-B=3,33) e para os tempos de avaliação. Quanto às regiões, houve diferença somente para IG(anterior=0,163 e posterior=0,23). Concluiu-se que o uso do oxigênio ativo em dentifrício não proporcionou diferença na remoção do biofilme dental.



[ Voltar ]