Resumo: Avaliou-se o efeito da aplicação de uma camada hidrofóbica adicional nas propriedades mecânicas e adesivas de sistemas adesivos convencionais simplificados. Foram testadas 6 condições experimentais (2 sistemas adesivos convencionais de 3 passos [Scotchbond Multi Purpose [SMP] e Optibond FL [OBFL]], 2 sistemas adesivos convencionais simplificados [Adper Single Bond [SB] e Optibond S [OS]] e os 2 sistemas adesivos convencionais simplificados com uma camada de resina hidrofóbica de seu respectivo fabricante). Foram confeccionados corpos-de-prova de sistema adesivo, que foram testados por resistência máxima à tração (RMT) e grau de conversão (GC) para análise das propriedades mecânicas. Para análise das propriedades adesivas, 30 dentes tiveram exposta a superfície dentinária, que foi condicionada e aplicado os sistemas adesivos. Em seguida esses dentes foram restaurados com resina composta e seccionados para obtenção de corpos-de-prova (palitos), os quais foram testados para resistência de união (RU) e nanoinfiltração (NI). Os dados obtidos foram analisados por ANOVA de um fator e teste de Tukey (α=0,05).
O uso da camada hidrofóbica melhorou a RMT dos sistemas adesivos simplificados, e aumentou a RU. Para SB, o uso da camada hidrofóbica não afetou o GC e a NI. O sistema OBFL apresentou os melhores resultados para todas as propriedades avaliadas.
A adição de uma camada resinosa hidrofóbica melhora as propriedades dos sistemas adesivos convencionais simplificados, porém essa alternativa não é capaz de atingir a performance dos sistemas não-simplificados.
|