Resumo: Objetivo: Analisar a efetividade da acupuntura no tratamento da dor crônica associada às desordens temporomandibulares (DTM), a partir de uma análise dos níveis de dor, ansiedade e estresse.
Metodologia: Os pacientes foram classificados com DTM após a utilização do questionário do Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD). Como métodos para analisar as variáveis de desfecho, foram utilizados o Inventário de Sintomas de Stress Para Adultos de Lipp (ISSL) e para o diagnóstico de ansiedade o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI); níveis de cortisol salivar e a escala visual analógica, dados estes coletados antes e após o tratamento com acupuntura. Os voluntários foram divididos em dois grupos: tratamento e controle. Em ambos os grupos os questionários psicológicos foram aplicados antes e após o término da intervenção. No grupo tratamento, os pacientes foram submetidos a duas sessões semanais de acupuntura no decorrer de cinco semanas. Já os pacientes do grupo controle foram submetidos ao tratamento após as cinco semanas.
Resultados: Observou-se redução da intensidade de dor, de 4,26 para 0,17; do estresse, de 82% para 52% e da ansiedade, de 95% para 86,9%, segundo respectivamente a EVA, ISSL e o BAI, com isso verificando a eficácia do tratamento da acupuntura em pacientes com dor crônica associado às desordens temporomandibulares. No entanto, o cortisol salivar apresentou um aumento não expressivo.
Conclusão: Do ponto de vista da aplicabilidade clínica, a acupuntura se confirmou como uma terapia complementar efetiva em pacientes com DTM e com dor crônica. SAP: 41430 |